sexta-feira, 1 de maio de 2009

Hábitos irritantes no Orkut!


A comunidade online preferida de todos os brasileiros é fonte de diversão, entretenimento e, algumas vezes, tragédia e destruição em massa — ainda mais quando a sua namorada vê o seu recado para a ex —, mas tenha cuidado para não se expor demais. Se não quiser que o universo inteiro saiba que você rói a unha do dedão do pé enquanto assiste ao seu programa preferido (que inclusive, você tem vergonha de dizer qual é), não tem porque escrever isso no seu perfil, a menos que sua intenção seja causar reações como gargalhadas ou repulsa.
Quantos amigos você tem no Orkut? Muitos, certo? Agora responda: quantos você realmente conhece? Muitos “orkuteiros” colecionam amigos, como se eles tivessem mais prestígio à medida que o número aumenta. Isso poderia até ser verdade na época em que uma minoria de selecionados possuía conta no serviço. Ou seja, ter Orkut era sinônimo de ser “cool”. Hoje, qualquer pessoa do mundo pode criar uma conta e usar o serviço, que já deixou de ser aquela “rede de amigos confiáveis”, como era chamada.
Assim, se você é um desses que gosta de ver um número grande no canto direito da tela, uma boa dica é tentar encontrar amigos da escola, parentes distantes, ou mesmo fuçar para achar aquele ex-namorado(a) que você nunca esqueceu. Mesmo assim, é muito mais legal ter um número pequeno na sua lista, do que ter um grande número de desconhecidos.
A menos que você tenha o dom de prender os leitores no seu perfil do Orkut, seja sintético. Resuma o texto do “quem sou eu” em um ou dois parágrafos. A maioria dos internautas não fica muito tempo em uma mesma página, então, se você escrever um romance provavelmente ninguém lerá. A melhor estratégia é preencher todos os campos do seu perfil, de maneira resumida (ou não preencher). Afinal, qual será seu papo com as pessoas interessadas em você, se tudo o que elas precisam saber está no seu perfil? Alguma coisa tem que sobrar para contar e até dar um ar misterioso a você — acredite, o mistério sempre funciona, pois a curiosidade é inerente ao ser humano.
Está fora de moda se sentir insultado se alguém passar pelo seu perfil e não deixar um recado. A pessoa pode ter parado lá por acidente e nem lembrar mais como fez. Também é possível que ela tenha ficado curiosa sobre você, então por que mandar um “fuçou e não deixou scrap? tá loko hein!” ao invés de um “olá” seguido de um emoticon feliz? É mais provável que a primeira opção espante o visitante e a segunda dê a ele uma nova razão para voltar a visitar seu perfil.
Outra idéia que alguns têm é de que receber milhares de recados é sinal de popularidade. A maioria dos usuários do Orkut recebe vários recados por dia, sendo que pelo menos um é propaganda de alguma coisa. É claro que dá até uma ansiedade quando você checa seus e-mails e vê o aviso informando que tem um scrap fresquinho esperando para ser lido, mas não entre em depressão se você não receber nenhum em pouco tempo. Uma sugestão é você mesmo enviar recados para os seus amigos, mas de preferência com textos diferentes de “oi, há quanto tempo não nos falamos né?”. Esse tipo de papo raramente dura mais do que um scrap.

Nenhum comentário: